A imagem da Divina Misericórdia foi encomendada pelo próprio Jesus à irmã Faustina e nos mostra o AMOR PROFUNDO de Jesus por nós, a quem ele oferece todas as oportunidades possíveis para nos salvar.
“Prometo que a alma venerará esta imagem que não perecerá. Prometo também, já aqui na terra, a vitória sobre os inimigos e, principalmente, na hora da morte. Eu, o Senhor, a protegerei quanto à minha própria glória ”(Diário, 48)
“Através desta imagem preencherei as almas com muitas graças, para que toda alma tenha acesso a ela” (Diário, 570)
“Ofereço aos homens um contêiner com o qual eles devem vir à Fonte da Misericórdia para coletar graças. Este recipiente é esta imagem com a assinatura: Jesus em ti em que confio ”(Diário, 327)
Esses raios protegem as almas da indignação de meu pai. Bem-aventurado aquele que vive na sombra deles, porque a mão direita de Deus não o alcançará ”(Diário, 299)
Jesus disse que preservaria as cidades e casas em que esta imagem foi encontrada. (Nota: As cidades importantes de Cracóvia e Vilnius, onde essa devoção foi estabelecida, foram preservadas da destruição quase total da Polônia na Segunda Guerra Mundial.)
Qual é o significado da imagem da misericórdia divina?
A imagem apresenta o Cristo ressuscitado com os sinais da crucificação nas mãos e nos pés. Dois raios saem do coração perfurado (invisível na imagem): um vermelho e o outro branco. Uma vez, quando o confessor me enviou para perguntar ao Senhor Jesus sobre o significado dos dois raios que estão nesta imagem (ele está falando sobre a imagem pintada em Vilnius por Eugene Kazimirowski); Respondi que sim, que pediria ao Senhor. Durante a oração, ouvi estas palavras lá dentro: Os dois raios significam o sangue e a água. O raio pálido simboliza a água que justifica as almas. O raio vermelho simboliza o sangue que é a vida das almas … Ambos os raios emergiram das entranhas mais profundas da minha misericórdia quando meu coração moribundo foi aberto na cruz pela lança. Esses raios protegem as almas da indignação de meu pai. Bem-aventurado aquele que vive na sombra deles, pois a mão direita de Deus não o alcançará.
Os raios vermelho e branco significam água e sangue. Eles são a fonte de graças que fluem do Coração de Cristo.
Como venerar a imagem da misericórdia divina?
Os raios que saem do coração de Jesus nesta imagem, um vermelho e o outro pálido, simbolizam o sangue e a água que fluíam do coração trespassado de Jesus na cruz “(…) como uma fonte transbordante de misericórdia” (Diário, 367), para o mundo inteiro. Jesus disse à irmã Faustina em diferentes ocasiões: ”(…) O raio pálido simboliza a água que justifica as almas. O raio vermelho simboliza o Sangue que é a vida das almas … “(…)” Bem-aventurado aquele que vive na sombra deles, porque a mão direita de Deus não o alcançará “(Diário, 299). “(…) Através desta imagem preencherei as almas com muitas graças, por esta razão, que cada alma tem acesso a ela” (Diário, 570).
Em sua própria casa, você deve procurar um lugar onde possa estar em um momento de lembrança, colocando a imagem do Jesus misericordioso em um lugar de destaque.
Quando você precisar orar ou se quiser orar às 3 da tarde, pode ir ao local para fazê-lo ou, simplesmente, quando o observar, diga a inscrição: Jesus, eu confio em você.
Um ritual pode ser realizado para entronizar a imagem, embora não seja obrigatório.
Entronização da Imagem da Divina Misericórdia
O ritual ou cerimônia do Entronização da Imagem da Divina Misericórdia consiste em apresentar a Imagem a uma família por um padre, seu representante ou por um membro delegado da família, como o chefe da família. Leitura e meditação sobre a Palavra de Deus e o Ato de Consagração à Divina Misericórdia.
O rito da entronização da imagem em casa pode ser:
- Saudação e animação. Cantando.
- Lendo a Palavra e breve reflexão
- Bênção da imagem. (Pode ser previamente abençoado na igreja)
- Oferta do Terço: Terço da Misericórdia Divina
- Consagração da família a Jesus Misericordioso.
- Ação de Graças: Litanies of Mercy.
- Bênção.
Entronização da imagem da Divina Misericórdia no lar
1. Saudação. Monition.
Entronização exalta o Deus Misericordioso que disse: Eu sou o Rei da Misericórdia (Diário, 88), honrando-o com um coração confiante. A entronização da imagem é um ato de total comprometimento com esse rei da misericórdia. É um ato de confiança com o qual expressamos nosso desejo de reconciliação, cura e transformação.
Com o entronização, depositamos nossa confiança no misericordioso Jesus, para que ele possa restaurar a dignidade da família e curar qualquer estado de ruptura. Nosso compromisso afeta todo o Corpo de Cristo quando oramos com uma só voz … “tende piedade de nós e do mundo inteiro”.
2. Lendo a Palavra
Leia uma ou duas das seguintes leituras:
Romanos 12, 9-21 (Caridade Fraternal)
João 21, 19-23 (Aparição do ressuscitado)
(Outras leituras da Bíblia relacionadas à misericórdia e à prática de Deus também podem ser selecionadas.)
Quem preside pode exortar o grupo ao profundo significado da entronização; o significado da Divina Misericórdia no lar e a importância da oração em família; as bênçãos especiais e sobrenaturais que recebem se forem fiéis aos seus compromissos. Deve-se dar importância aos temas de: confiar em Deus, o desejo de receber e praticar a misericórdia e perdoar os inimigos e aqueles que nos machucaram.
3. Bênção e entronização da imagem
Se nenhum sacerdote estiver disponível, ele poderá ser abençoado mais cedo na Igreja ou no domingo da Festa da Misericórdia.
O padre abençoa a imagem.
Oremos: Deus Todo-Poderoso e Eterno, para que você não desaprove ver que esculpimos ou pintamos as imagens de Seus Santos, porque toda vez que os vemos com os olhos do corpo, meditamos em Sua Santidade e em seus atos com os olhos da memória; digne-se a abençoar e santificar. Pedimos a você esta imagem (ou escultura) preparada em honra e memória de sua Divina Misericórdia; e conceder àqueles que se esforçam para honrar e adorar os suplicantes esse atributo Santíssimo da Tua Misericórdia, obter graça na vida presente e glória eterna no futuro. Através de Cristo, nosso Senhor. Amém.
Entronização: O chefe da família coloca a imagem no lugar da honra, para homenagear a soberania do amor de Jesus Cristo.
4. O Terço da Misericórdia
A oração devotada da Coroa prepara a família para o ato final de sua consagração. Com o Terço, oferecemos ao Pai Celestial a Pessoa do Filho Encarnado de Deus. Quando invocamos a dolorosa Paixão de Jesus, reparamos nossos pecados e os pecados do mundo inteiro. A família implora a Jesus pela misericórdia que Ele deseja transmitir a eles e ao mundo inteiro.
5. A consagração a Jesus misericordioso
Devemos reivindicar o lar para Jesus Cristo. Com a ajuda da presença de Jesus, o lar se torna uma fortaleza contra os ataques dos inimigos da família e da fé. É aí que Cristo traz paz, cura e reconciliação.
Esta é uma ocasião muito especial para a família. Os membros da família estão de pé ou se ajoelham diante da Imagem e, com muita reverência e devoção, recitam a oração de consagração:
Recorro à Tua misericórdia, Deus compassivo, pois somente Tu és bondade. Embora minha miséria seja grande e minhas ofensas muitas, confio em Sua misericórdia e, desde tempos imemoriais, nunca foi ouvida, nem o céu nem a terra lembram que uma alma que confia em Sua misericórdia foi decepcionada. Ó Deus da misericórdia, somente Você pode me justificar e nunca me rejeitará, quando eu, arrependido, me aproximar do seu Coração Misericordioso, do qual ninguém jamais foi rejeitado, mesmo que ele fosse o maior pecador. (Diário, 1730) Antes que o céu e a terra se transformem em nada, que Minha misericórdia pare de abraçar uma alma confiante. (Diário 1777)
Oh Jesus, amigo do coração solitário, você é meu porto, você é minha paz, você é minha única salvação. Você é serenidade em momentos de luta e no mar de dúvidas. Você é o raio brilhante que ilumina o caminho da minha vida. Você é tudo para a alma solitária. Você entende a alma, mesmo que permaneça em silêncio. Você conhece nossas fraquezas e, como um bom médico, consola e cura-nos, poupando-nos de sofrimento, como um bom especialista. (Diário, 247)
Ato de confiar o mundo à Divina Misericórdia. (São João Paulo II)
Deus, Pai misericordioso
que revelaste o Teu amor
no Teu Filho Jesus Cristo
e o derramaste sobre nós
no Espírito Santo, Consolador
confiamos-te hoje o destino
do mundo e de cada homem.
Inclina-te sobre nós, pecadores
cura a nossa debilidade
vence o mal
faz com que todos
os habitantes da terra
conheçam a tua misericórdia
para que em Ti, Deus Uno e Trino
encontrem sempre a esperança.
Eterno Pai,
pela dolorosa paixão
e ressurreição do Teu Filho,
tem misericórdia de nós
e de todo o mundo!
Seja louvado Nosso Senhor Jesus Cristo!
Deus, o Pai Misericordioso, que revelou seu amor em seu Filho Jesus Cristo e o derramou sobre nós no Espírito Santo, Consolador, hoje confiamos a você o destino do mundo, de nosso país e de todos os homens. Curve-se a nós, pecadores; curar nossa fraqueza; derrotar todo o mal; faça com que todos os habitantes da terra experimentem sua misericórdia, para que em você, um e Deus trino, eles sempre encontrem a fonte da esperança.
O Pai Eterno, através da paixão dolorosa e da Ressurreição gloriosa de seu Filho, tende piedade de nós e de todo o mundo. Amém.
Um gesto visível dessa consagração poderia ser a assinatura dos membros da família.
Essa consagração pode ser renovada uma vez por semana na sexta-feira, às 3 da tarde, na Hora da Misericórdia, ou em outro horário conveniente para a família.
6. Ladainhas da Divina Misericórdia. (Diário 949-951)
Misericórdia Divina, que brota do seio do Pai, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, atributo máximo de Deus, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, mistério inefável, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, fonte que brota do mistério da Santíssima Trindade, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, que nenhuma mente, nem humana nem angélica pode perscrutar, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, da qual provém toda a vida e felicidade, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, mais sublime do que os Céus, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, fonte de milagres e prodígios, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, que envolve o universo todo, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, que desce ao mundo na Pessoa do Verbo Encarnado, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, que brotou da chaga aberta do Coração de Jesus, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, encerrada no Coração de Jesus para nós e sobretudo para os pecadores, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, imperscrutável na instituição da Eucaristia, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, na instituição da Santa Igreja, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, no sacramento do Santo Batismo, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, na nossa justificação por Jesus Cristo, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, que nos acompanha por toda a vida, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, que nos envolve de modo particular na hora da morte, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, que nos concede a vida imortal, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, que nos acompanha em todos os momentos da vida, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, que nos defende do fogo do Inferno, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, na conversão dos pecadores endurecidos, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, enlevo para os anjos, inefável para os Santos, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, insondável em todos os mistérios divinos, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, que nos eleva de toda miséria, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, fonte de nossa felicidade e alegria, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, que do nada nos chama para a existência, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, que abrange todas as obras das Suas mãos, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, que coroa tudo que existe e que existirá, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, na qual todos somos imersos, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, doce consolo para os corações atormentados, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, única esperança dos desesperados, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, repouso dos corações, paz em meio ao terror, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, delícia e êxtase dos Santos, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, que desperta a confiança onde não há esperança, eu confio em Vós.
Ó Deus eterno, em quem a misericórdia é insondável e o tesouro da compaixão é inesgotável, olhai propício para nós e multiplicai em nós a Vossa misericórdia, para que não desesperemos nos momentos difíceis, nem esmoreçamos, mas nos submetamos com grande confiança à Vossa santa vontade, que é Amor e a própria Misericórdia” (Diário, 949).
7. Saúdo o coração de Jesus. (Diário, 1321)
Saúdo-Vos Coração misericordiossísimo de Jesus,
fonte viva de todas as graças,
nossa única proteção e refúgio,
em Vós tenho o brilho da esperança!
Saúdo-Vos Coração compassivo de meu Deus,
insondável fonte viva de amor,
da qual brota a vida para o pecador,
fonte de toda a doçura.
Saúdo-Vos, Chaga aberta do Coração Santíssimo,
da qual saíram os raios da misericórdia
e da qual nos foi dado haurir a vida
somente com o vaso da confiança.
Saúdo-Vos Bondade Divina,imperscrutável,
jamáis medida nem aprofundada,
cheia de amor e misericórdia, mas sempre santa
e como uma bõa mãe, debruçada sobre nós.
Saúdo-Vos, Trono de misericórdia, Cordeiro de Deus,
que por mim destes a vida em sacrifício,
diante do qual minha alma todos os dias se humilha,
vivendo em fé profunda.